sexta-feira, 17 de julho de 2009

Um pouco da minha história


Sou oriundo da Beira Litoral onde vivi até aos 10 anos. Depois fui para o Porto até aos 17, idade com que me incorporei na Marinha. Faço parte das Escolas de Setembro de 1964 e fiquei em Vila Franca de Xira nos dois primeiros anos, como Escriturário. Fui um ano para Alcântara, junto ao Tribunal e à Repartição do Pessoal na Reserva. Por ter entretanto tirado o curso de Mergulhador, e mesmo no último dia, nessa qualidade de mergulhador, em Dezembro de 1966 embarquei na Vasco da Gama, para uma comissão que duraria até Fevereiro de 1969. Durante a Comissão estivemos em Cabo Verde, Angola, Moçambique e África do Sul. Saí da Marinha em Fevereiro de 1969, e após um curto período em Portugal (no Porto), pressionado pela vigilância da Pide, fui obrigado a fugir para França (Paris), onde trabalhei na Renault e fiquei até ao 25 de Abril de 1974.
Regressado ao país, embrenhei-me na política e no jornalismo até 1980, altura em que um pouco desencantado, "abandonei" a política partidária. Hoje - embora sempre interessado -, sou aquilo que se considera um independente da esquerda moderada. Como politico e jornalista (e também já depois disso), visitei quase todos os países da Europa Ocidental, o Brasil, o Paquistão e a China.
Nunca abandonei o "bichinho" da escrita e da comunicação, tendo participado no processo das chamadas Rádios Livres, ou "Piratas", no lançamento de jornais e revistas. Hoje, tento escrever mais em livro, tendo em preparação três, um dos quais falará também pela minha passagem pela Marinha.
Durante muito tempo, dediquei-me a causas de âmbito social e solidário, tendo sido dirigente autárquico nesse âmbito.
Profissionalmente dedico-me à fiscalidade e contabilidade, sendo especializado em Finanças Empresariais pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica.
Casei, e entretando divorciado, sou pai de duas filhas e avô de dois netos.
E aqui fica um pouco da "história" deste vosso amigo e camarada.

Para melhor me conhecerem podem ver um dos meus Blogues (NaReAlGaNa), ou então o meu canal de Tv na Internet (GaNa Tv)
Afonso Rocha

Na foto: curso de escriturário com dois colegas.

1 comentário:

Virgilio Cordeiro disse...

Ola Filho da Escola
Ao ler o teu texto, nao pude ficar indiferente.
Tambem fui fugido, escorracado pela PIDE.
Sou tambem um Filho da Escola 6809 de Marco de 1961. Procuro outros Filhos da Escola.
O meu Site: http://virgiliopscordeiro.no.comunidades.net
Saudacoes do camarada e filho da Escola
Virgilio